A rede social mais utilizada do mundo com mais de 1,4 bilhão de usuários ativos diários, e escolhida por cerca de 95% dos profissionais de Marketing, o Facebook, faz despertar uma serie de questionamentos de dados que estão de certa forma escondidos em seu algorítimo, e um deles é: qual é o melhor horário para postar no Facebook?

Em uma resposta simples posso dizer que, em geral, não existe uma resposta precisa, nem um horário certo para se seguir, o ideal é realizar testes para descobri o interesse do seu público no nicho do que ele está inserido.

É importante destacar que os horários variam conforme o tempo e fatores diversos, como feriados, datas comemorativas, noticias bombásticas que alterem o engajamento do que está sendo anunciado ao público, enfim, fatores que alteram todo o ecossistema das mídias sociais.

Mas mesmo assim é importante observar casos que são praticados e que foram praticados no passado, não podemos descartar resultados e casos de sucesso do passado.

 

Dia e Horário para postar no Facebook em Gráficos de calor

Trouxe alguns dados de 2018 da empresa Sprout Social (Uma das principais empresas de gerenciamento de Redes Sociais) , que analisou dados de cerca de 20.000 usuários no Facebook, observando horários e dias com clicks e visualizações em publicações de diferentes nichos nas redes sociais.

Com os dados de calor da Sprout divididos por nichos analisados em 2018 tire a analise do melhor horário para postar no facebook por nicho exibe um grande resultado. No gráfico de calor Geral vemos:

O melhor dia e horário para postar no facebook

Conforme o gráfico de calor geral gerado pela Sprout, os melhores horários para postar no Facebook para qualquer nicho, de forma geral observamos que existe um maior engajamento as quarta-feiras às 12 horas e às 14 horas e quinta-feira às 13 horas e às 14 horas.

Observamos que Quinta-feira é o melhor dia da semana para postar no Facebook, e os horários com maior engajamento nos dias de semana são das 10 às 15 horas.

Sábado é o dia da semana com menor engajamento, e noites e madrugadas são os horários com menor envolvimento ao longo do dia. Noites e madrugadas são os horários com menor envolvimento ao longo do dia..

Ao meio dia, nos dias de semana, as taxas tem picos constantes. O maior engajamento nessa rede social acontecem durante os intervalos para almoço, às quartas e quintas-feiras.

É observado também que os finais de semana o engajamento são mais difíceis. Isso ocorre devido a maioria das pessoas estarem fora de casa nesses dias, se ocupando em outras atividades.

Melhor dia e horário para postar no Facebook sobre Organizações Sem Fins Lucrativos

O melhor dia e horário para postar no facebook

Para engajamentos de organizações sem fins lucrativos, é possível observar que Segunda-feira às 9 horas, terça-feira às 18 horas, quinta-feira às 10 horas e meio-dia e sexta-feira às 9 horas e 11 horas possuem maiores engajamentos. Aos domingo existe um menor envolvimento para organizações sem fins lucrativos.

Os horários mais garantidos de engajamento para postagens são das 9:00 às 16:00 horas nos dias úteis.

Em geral, o melhor horário para postar no Facebook para Organizações sem Fins Lucrativos são quarta-feiras e ás sexta-feiras, precisamente às 14 horas, e os fins de semana e as segundas-feiras são os dias de menos envolvimento na semana para organizações sem fins lucrativos no Facebook.

Melhor dia e horário para postagens sobre Educação

O melhor dia e horário para postar no facebook

Gráfico de calor ideal para divulgação de publicações relacionadas a educação, como ENEM, vestibulares, cursinhos, ensino médio e superior.

Observamos que o horário para postar no Facebook em educação tem maior engajamento, significa que recebem maior envolvimento às quinta-feiras às 14 horas e às 15 horas.

Em geral, entra terça-feira e quinta-feira das 11 às 17 horas possuem resultados mais efetivos. Nas sextas, sábado e domingo geram menor quantidade de engajamento mas picos de envolvimento no final da tarde

Melhor dia e horário para postagens sobre Saúde

A medição deste engajamento foi baseado no setor de saúde, inclui instituições, cursos, informações, demais assuntos no que se refere ao cuidados a saúde, além de empresas ligadas a este ramo, no entanto observamos que a melhor horário para postar no Facebook é as sextas ao meio dia e no domingo neste mesmo horário.

Mas também é observado horários de altos envolvimentos na segunda-feira às 14 horas, quarta do meio-dia às 13 horas, quinta às 14 horas e das 19 horas às 20h.

Sábado tem menor engajamento podendo concluir que publicações entre meio dia às 14 horas possuem resultados efetivos de domingo à sexta-feira.

Melhor dia e horário para postagens sobre Tecnologia

Assim como os outros ramos, as publicações de tecnologia seguem algumas linhas interessantes abrangendo uma gama de itens, desde tecnologia mobiles até grandes Fintechs, o que pode ser um problema de um certo modo, pois deve-se medir mais segmentado. Porem vamos focar em coisas mais simples como publicações relacionadas a noticias, reviews, entretenimento voltados à tecnologia.

Foi observado que para esse extenso setor possui melhor dia e horário para postar no facebook na segunda-feira às 11 horas, assim como nas terças das 10 ao meio dia.

Em geral conforme o gráfico de calor vemos ser interessante as publicações em dias úteis entre 8 as 16 horas, com menor engajamento aos sábados.

Melhor dia e horário para postagens sobre Bens de Consumo

O gráfico de calor exibe o engajamento nas vendas online, outlets e promoções, e-commerce entre outras formas de venda de materiais de consumo.

A melhor forma de atingir o consumidor segundo a pesquisa da Sprout é publicando suas postagens na quinta-feira às 14 horas e sexta às 11 horas, e outros horários de engajamento importantes são na quarta-feira, das 11 às 15 horas, quinta-feira às 16 horas e sexta das 10 às 15 horas.

Conforme a pesquisa, atingir o consumidor durante a semana é aconselhável das 10 às 18 horas, e aos fins de semana com taxas de engajamento bem baixas.

Com essas informações acreditamos ser importante para servir de base na otimização do seus horários, muitas pessoas reclamam com a falta de engajamento de certas publicações, talvez não estejam atingindo o seu público nos horários certos.


  

Importante ressaltar isso não é uma regra à se seguir, mas um resultado de uma pesquisa importante e que não deixa de ser relevante para o seu marketing no Facebook, acredito também na sua própria experiência, deixe nos comentários se caso você já testou e obteve resultados respeitando dia e horário para postar no Facebook.

5 (100%) 2 votes